sexta-feira, 17 de abril de 2020

Poesias com Açúcar🍭🍬🍭

Hoje, em #poesiascomaçúcar🍭🍬🍭, trazemos-te um livro de poemas “Mistérios” e a audição de um outro; “História do senhor Mar”, de Matilde Rosa Araujo. (1921-2010).

Boas leituras! 



Matilde Rosa Araújo escreveu para crianças não porque quisesse, mas porque, dizia, foram elas que a ensinaram: "uma comunicação, talvez a conjugação viva, em escrita, do verbo amar. Isto é esquisito...". Pode ser, mas também é literatura.

Fez os estudos liceais em casa, com professores privados, até se licenciar em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1945.
Matilde Rosa Lopes de Araújo começou a escrever nos tempos de faculdade e colaborou em várias publicações periódicas ao longo das décadas seguintes. O conjunto dos seus livros de poesia e de narrativa constitui um dos mais significativos trabalhos de sempre da literatura portuguesa para e sobre a infância e a juventude. De entre os cerca de 30 títulos publicados, merecem destaque, pela sensibilidade fina e empatia com a infância, obras como “O Livro da Tila” (1957), “O Palhaço Verde” (1962), distinguido com o prémio para melhor livro estrangeiro pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 1991, “História de Um Rapaz” (1963), “O Reino das Sete Pontas” (1974), “A Velha do Bosque” (1983) ou “As Fadas Verdes” e o “Chão e a Estrela”, de 1994.

Vê este vídeo da RTP Ensina sobre a escritora. 

Sem comentários:

Enviar um comentário