quinta-feira, 16 de abril de 2020

ACONTECEU HÁ...

Há 131 anos, a16 de Abril de 1889, nasce Charlie Chaplin.
Realizador, actor e compositor inglês nascido em Londres, e falecido a 25 de Dezembro de 1977, na Suíça. Filho de artistas do vaudeville, viveu uma infância humilde, marcada pelo abandono do lar por parte do pai alcoólico. Aos 5 anos, já participava em espetáculos, cantando e dançando nas ruas da capital inglesa ao lado do seu irmão Sydney. Depois duma breve passagem por um orfanato, junta-se a uma companhia infantil de teatro. Mais tarde, por influência de seu irmão Sidney, é contratado pela Companhia Teatral de Fred Karno, onde permaneceu até 1912, alcançando algum prestígio a nível interno. Em 1912, durante uma digressão aos EUA, chamou a atenção de um produtor cinematográfico. Estreia em 1914 e a partir daí não pára. Desempenha pela primeira vez a personagem que o imortalizaria aos olhos de milhões de cinéfilos: Charlot, o vagabundo com o chapéu de coco, calças largas e bengala em constante movimento que numa sucessão de gags cómicos procura libertar-se de inúmeras situações desfavoráveis, ora pontapeando agentes da lei, ora cortejando belas mulheres. No início dos loucos anos 20, era o comediante mais bem pago de Hollywood.
O seu último filme mudo foi o inesquecível Tempos Modernos, 1936, onde caracterizou de forma genial o sistema industrial. No seu filme seguinte, fez uma brilhante sátira a Adolf Hitler e ao regime nazi em O Grande Ditador, em 1940. 
Em 1952, o senador McCarthy acusou-o de simpatias comunistas e recusou-lhe o visto de entrada nos EUA, obrigando-o a refugiar-se na Suíça. Em 1972, aos 83 anos, recebeu finalmente permissão para entrar nos Estados Unidos e foi aplaudido entusiasticamente de pé durante dez minutos por uma plateia em êxtase quando recebeu um Óscar Honorário pelo seu contributo à arte cinematográfica.
Hoje a tua Bib exibe vários filmes de Chaplin e da sua incomparável personagem "The Tramp" em #TardesdecinemanaBib
#parabénsCharlot🎉


Sem comentários:

Enviar um comentário