segunda-feira, 20 de abril de 2020

ACONTECEU HÁ...

JOAN MIRÓ


Há 127 anos, a 20 de Abril de 1893, nasce o pintor espanhol Joan Miró. 
Frequentou a Escola de Belas-Artes de Barcelona e a Academia Gali. Os primeiros trabalhos receberam a influência dos pós-impressionistas, especialmente de Vincent Van Gogh e depois de Matisse. 
Instalou-se em Paris em 1920, e aí conheceu Picasso. Integrou-se no movimento surrealista e participou na primeira exposição surrealista em 1925. 



Mistura formas reais e fantásticas e esse estilo torna-se mais abstrato e "surrealista”. Experimentando o "automatismo psíquico", os seus trabalhos tornaram-se mais abstratos e fantasistas. 
Nos finais dos anos vinte fazia uma série de colagens que evoluíram para objetos tridimensionais. Nos anos trinta fazia objetos de madeira semelhantes às formas que criava na sua pintura. 
Entretanto, os seus trabalhos passaram por uma fase mais sombria, as cores tornaram-se mais escuras e as formas mais monstruosas. Perdeu depois esta agressividade e começou a incluir nas suas composições pessoas e animais. 
Foi ainda o cenarista do bailado de Diaghilev Roméo et Juliette (1925) e do bailado do ballet de Monte Carlo Jeux d'Enfants (1931). Executou murais de grandes dimensões, nomeadamente para a Exposição Universal de Paris de 1937 e para a Universidade de Harvard, em 1950, e murais em cerâmica para a sede da Unesco em Paris, em 1955.

Sem comentários:

Enviar um comentário