quinta-feira, 22 de abril de 2021

 DIA MUNDIAL DA 🌎TERRA

22 ABRIL


Todos os anos, a 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra.

Origem da data: 

A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.

Atividades:

Todos os anos, neste dia, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia, de cariz educativo, escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades.

Impacto ambiental:

Investigadores e associações ambientalistas alertam para o perigo e consequências do aquecimento global da Terra, nomeadamente:

  • aumento da temperatura global da Terra;
  • extinção de espécies animais;
  • aumento do nível dos oceanos;
  • escassez de água potável;
  • maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.


Vamos todos contribuir com comportamentos mais responsáveis que minorem os impactos negativos que o desenvolvimento global e o crescimento populacional acarretam? 

Bora lá, então! O que podemos fazer? 


1. Economizar água;

2. Evitar o consumo exagerado de energia;

3. Separar os lixos orgânicos e recicláveis;

4. Diminuir o uso de automóveis;

5. Consumir apenas o necessário e evitar compras compulsivas;

6. Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis;

7. Não jogar lixos nas ruas. 



O uso consciente dos nossos recursos naturais, a consciencialização das gerações atuais e futuras sobre a preservação ambiental e a criação de leis que garantam a preservação do meio ambiente, são as principais medidas para fazer diminuir os efeitos negativos no meio ambiente! 


Clica na imagem para ouvires “Earth song”de Michael Jackson!





Sem comentários:

Enviar um comentário