quarta-feira, 14 de abril de 2021

 15 ABRIL-DIA MUNDIAL DAS ARTES 



   Este dia celebra-se em todo o mundo. É uma ocasião para valorizar a importância das artes nas suas diversas disciplinas artísticas. 

São 7 as artes que nos rodeiam: Arquitetura, Escultura, Pintura, Literatura,Música, Dança e Cinema. Hoje em dia já se considera também uma oitava arte; a Fotografia. 

   O dia coincide com o nascimento de Leonardo Da Vinci, considerado um dos artistas mais importantes da História da Humanidade, pois foi Pintor, Escultor, Biólogo, Desenhador, Poeta e Arquiteto! 

   Na Antiga Grécia, as Artes eram extremamente apreciadas e valorizadas, e se bem que muito diferentes das da atualidade, qualquer um que dominasse uma delas, era considerado um génio. 

   Cada Arte tinha a sua musa. Calíope era a musa da eloquência e da poesia épica; Clío, era a da historia; Erato, a da arte lírica e da elegia ( poema composto de versos hexâmetros e pentâmetros alternados); Euterpe, a musa da música; Melpómene, a da tragedia; Polimnia, a da retórica; Talía, a da comédia; Terpsícore, a da dança e Urania, a da astronomia e astrologia.


   Mas sejam quais forem as suas disciplinas, a arte é inerente à humanidade e é um modo de expressão das nossas ideias, pensamentos ou sentimentos. 

   Conhecer, desde cedo, a linguagem artística, permite a toda a criança e jovem um desenvolvimento intelectual e criativo além de lhes permitir valorizar o património artístico e cultural, tanto o do seu próprio país como o da Humanidade. 


   Para celebrar o dia preparamos uma pequena apresentação. Queres saber mais um pouco sobre cada uma das disciplinas artísticas?


É só clicares na imagem que se segue! Para aproveitares ao máximo toda a informação, deves clicar no botão do canto superior direito que te mostrará todos os ícones interativos presentes em cada página. 

Este ⤵️


Preparados? 





Sem comentários:

Enviar um comentário