terça-feira, 9 de junho de 2020

Parabéns “Portugal dos Pequenitos”!🎈👧🏻👶🎈



 Há 80 anos, a 8 de junho de 1940, era inaugurado o Portugal dos pequenitos. 
Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.
Nascido pela mão de Bissaya Barreto e projetado pelo arquiteto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto. É ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações.
O Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitetónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.












A sua construção desenvolveu-se em três etapas:A primeira fase, entre 1938 e 1940, é constituída pelo conjunto de casas regionais portuguesas: solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada região do país com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos.
A segunda fase integra a chamada "área monumental", espaço ilustrativo dos monumentos mais representativos, de norte a sul do país.





A terceira fase, concluída em finais da década de 1950, engloba a representação monumental e etnográfica das então províncias ultramarinas em África, do Brasil, de Macau, do Estado Português da Índia e de Timor Português, cercados por exemplares da flora nativa destas regiões.

Compreende também as representações 
dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.


























Quase todos o conhecem, mas se não for o caso, salta do sofá e vem daí numa visita guiada!



Não te irás arrepender! 


Sem comentários:

Enviar um comentário