sábado, 25 de abril de 2020

A MADRUGADA DA MUDANÇA

#aconteceuhá...

Foi há 46 anos...
Na madrugada de 25 Abril de 1974, forças militares ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo, implantada também por militares em 1926.






  Os primeiros militares puseram-se em movimento pouco depois da meia-noite. Nas horas seguintes iriam ser tomadas posições em pontos estratégicos da capital portuguesa e quando amanheceu, o Estado Novo estava cercado. 
  Militares de vários ramos, ocuparam pontos estratégicos na capital portuguesa, com o objetivo de derrubar o regime do Estado Novo. Os sinais de código para dar o arranque das operações – canções de Paulo de Carvalho e Zeca Afonso – foram transmitidos através da rádio nas horas anteriores.
  A zona dos ministérios, órgãos de comunicação e outros locais considerados sensíveis foram subjugados pelos militares sublevados.
  A reação do regime foi lenta e ineficaz. O presidente do Conselho de Ministros, Marcelo Caetano, refugiou-se no Quartel do Carmo, de onde saiu sob escolta militar do capitão Salgueiro Maia, em direção ao exílio. Nas horas seguintes foi criada a Junta de Salvação Nacional.

Aprende mais sobre o assunto em: RTP ENSINA

Sem comentários:

Enviar um comentário