quarta-feira, 22 de abril de 2020

22 ABRIL - DIA DA TERRA


Hoje celebramos o Dia da Terra. 
Um dia em que devemos parar um pouco e  pensar ...
Pensar em todos os malefícios que lhe temos causado e na forma como cada um de nós poderá dar o seu contributo para ajudar o nosso lindo planeta azul.
Mas como surgiu esta ideia? 
Esta data foi criada em 1970, por um senador norte-americano que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências de um desastre petrolífero na Califórnia, em 1969. No entanto, só foi reconhecida pela ONU em 2009. 
Desde aí, todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

A finalidade deste dia é pois  criar uma consciência coletiva face aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais.
O Dia da Terra converteu-se num importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas utilizam-no como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, da água e dos solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas e o esgotamento de recursos não renováveis. 
Utilizam este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Essas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas.



Com aproximadamente 5 biliões de anos e 6 biliões de habitantes, o planeta Terra é a nossa casa. Por esse motivo, devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais.
Hoje, sabemos que os recursos naturais oferecidos pelo planeta Terra são finitos. Por isso, eles devem ser explorados de forma sustentável e o Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do planeta.

Vê este vídeo clip da canção de Michael Jackson:
Clica aqui: EARTH SONG

Sem comentários:

Enviar um comentário