quarta-feira, 5 de maio de 2021

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA-5 MAIO 

  A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade- para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. 

  Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".


  A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul! 


  O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.   


  Este dia é uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização da Língua Portuguesa. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e da UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.


  Este ano, os nove países que têm o português como língua oficial

(Portugal; berço da língua, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Cabo Verde) mais as comunidades que falam o idioma no exterior, irão  comemorar o segundo Dia Mundial da Língua Portuguesa com atividades diversas.


A UNESCO convida todos a visualizar o vídeo “Dia Mundial da Língua Portuguesa – uma língua, tanto para unir”, que foi criado pela agência DDB Portugal.


Clica na imagem para assistires! 



Sem comentários:

Enviar um comentário